quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Projeto político pedagógico

Valorização do Ser: Memória e Identidade


Nossa cor, nossa história... Viva nossa memória!
                        No início de cada ano letivo, é o momento de pensarmos que é possível trabalhar para que o educando seja um conhecedor da sociedade e de seus direitos, um indivíduo crítico e ativo. Transformador da sua realidade.
A Escola Municipal Canadá- 01.03.502- tem como filosofia a formação sociocultural do aluno, proporcionando-lhe condições para que possa enfrentar o mundo em constantes transformações.
Propomos uma ação educadora contextualizada e participativa para formar homens modificadores da sociedade. Conforme citação de Freire (1996,p.25): “ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”.
A escola orienta a formação de um cidadão crítico, reflexivo, criativo, autônomo e que se valha de princípios democráticos.
A cidadania está à espera da nossa contribuição, enquanto educadores, para a sua efetiva realização. É uma forma de vida a ser conquistada e não uma forma de vida já existente. É um ideal a ser realizado, um projeto de lutas. A grande maioria da população está fora da realização da cidadania: sua conquista exige esforço, trabalho e luta.
          Queremos que os educandos possam ser mais gente e não apenas sabedores de competências e habilidades técnicas. Eles precisam aprender a falar, a ler, a calcular, confrontar, dialogar, debater, dialogar, sentir, analisar, relacionar, celebrar, saber articular o pensamento e o seu próprio sentimento, sintonizados, com a sua história da luta pela terra, ou seja, cidadãos conscientes e capazes de interagir na sociedade.

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