terça-feira, 3 de abril de 2012

O Carnaval no São Carlos

 A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país: é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas devido a sua tradição, cor, ritmo e magia. Pensando nisso, a professora Luciane Martins (de educação física) trabalhou em 2012 com três formas diferentes de comemoração do carnaval brasileiro: as marchinhas do Rio Antigo, a gaciosidade do frevo de Recife e por último o carnaval baiano, através do axé. Mas antes, contou aos seus alunos a história do carnaval no São Carlos. Afinal, a nossa comunidade, São Carlos, é o berço do samba carioca.


 



 Centro de grandes artistas, vizinha da Praça Onze e do Mangue, a comunidade foi passagem de todos os grandes sambistas que, na época, surgiram no Rio.

 Em 1928, Deixa Falar, um bloco de carnaval da Praça Onze, é trasnformado na primeira escola de samba do país: a Estácio de Sá. A escola durou somente 3 anos, mas foi referência para o surgimento de outras agremiações no Rio de Janeiro, inclusive a Unidos de São Carlos.

 Em 27 de fevereiro de 1955 foi fundada a Unidos de São Carlos, que foi resultado da fusão das escolas existentes no Morro de São Carlos. Eram elas: Paraíso das Morenas, Recreio de São Carlos (antiga Vê Se Pode) e Cada Ano Sai Melhor (antiga Para O Ano Sai Melhor).

 No ano de 1983, a Unidos de São Carlos vira Estácio de Sá. Voltando às origens, com a herança direta da Deixa Falar, suas cores, antes azul-e-branca, voltam a ser o vermelho e o branco. A troca no nome era para adequar a escola à sua comunidade, que nessa época já contava com integrantes e simpatizantes que iam além das fronteiras do Morro de São Carlos, simpatizantes de todo o bairro Estácio.

 

 Após aprenderem sobre a história do da escola de samba do bairro, a professora mostrou imagens e vídeos que ajudassem aos alunos vizualizar as manifestações carnavalescas. Imagens do frevo, do axé, do samba e dos blocos cariocas e suas marchinhas. Com a ajuda de adereços, os alunos participaram de um baile de carnaval onde daçaram os ritmos.

 Depois disso tudo, os alunos ainda elegeram o palhaço como a figura mais representativa do carnaval. A partir disso, a professora desenvolveu uma atividade de pintura de vários desenhos de palhaços com os alunos.

 


Trabalhos desenvolvidos pelas turmas 1101, 1301, 1302 e 1401, nas aulas de educação física com a professora Luciane Martins.
Fonte: Departamento Cultural do G.R.E.S. Estácio de Sá

Nenhum comentário: